31 julho 2009

331

foram os K percorridos durante os treinos do mês de Julho, desde que iniciei a preparação para a Maratona do Porto...
Desde então não tenho tido muito tempo para escrever aqui no blog, mas tenho acompanhado a restante blogosfera

Destaco a presença na Maratona Atlântica (que teve direito a muita atenção por parte dos media o que é sempre de assinalar) dos nossos amigos Joaquim Adelino, António Almeida e Fernando Andrade, que depois nos presentearam com excelentes relatos das suas peripécias nas areias entre Melides e Tróia.

Outra grande "empreitada" partiu também da iniciativa do João Meixedo e do Miguel Paiva que estão a organizar o 2ºMeeting Blogger, depois do Luís Mota ter organizado a 1ª edição deste salutar encontro entre atletas amadores que ao mesmo tempo utilizam um blog para partilhar as suas experiências. Se na primeira não pude ir por uma questão de distãncia desta vez faço questão de marcar presença e conhecer pessoalmente todos estes amigos virtuais!

Para todos umas Boas Férias caso seja o caso e Bons treinos! :D

19 julho 2009

Run Tour

Com as marginais do Porto e Gaia totalmente preparadas para receber a edição 2009 da Bike Tour, ainda assim optei pelas sapatilhas e fui fazer o meu treino mais longo até à data acompanhado por outro candidato a maratonista, o Luís Costa, do blog Correr em Sprint.

Às 7.30 da matina arrancamos para 25K num ritmo bastante calmo, em boa companhia e a trocar impressões sobre este mundo da corridas!
De qualquer forma tivemos que nos despachar para não correr o risco de ser atropelados pelas 8500 bicicletas que estavam prontas para partir em cima da Ponte da Arrábida.

De resto tenho aproveitado para treinar quase diariamente. Esta semana completei cerca de 72K divididos por 6 treinos.
Fazendo uma breve análise aos gráficos do Sport Tracks (cada vez gosto mais desta aplicação) constatei que a semana em que treinei mais próximo desta volume foi justamente a semana que antecedeu a MM da Póvoa.
Ou seja, se dúvidas houvesse (e claro que só estou a falar de mim), a qualidade e intensidade do treino é directamente proporcional aos resultados obtidos, desde que o mesmo seja feito com o bom senso sempre necessário.

Bem, deixo aqui estas palavras do Marilson Gomes do Santos ( bi-vencedor da Maratona de Nova Iorque) que são bem ilustrativas...

Eu conheci o mundo fora de Ceilândia por causa do meu treino.

Conheci grandes amigos por causa do meu treino.

Conheci a sensação de ultrapassar um queniano por causa do meu treino.

Conheci o topo do pódio da Maratona de Nova York por causa do meu treino.

Conheci minha esposa por causa do meu treino.

Conheci duas vezes a vitória na São Silvestre por causa do meu treino.

Você só me conhece por causa do meu treino.”

Entretanto e para a semana sou capaz de estar presente no Grande Prémio de Fornos, uma prova de 10K em Santa Maria da Feira.

Bons treinos para todos!

12 julho 2009

5ª Meia Maratona Matosinhos -2009

Participei hoje na 5ª edição da Meia Maratona de Matosinhos, também designada por "Corrida do Mar".

Desde já uma nota bastante positiva para a organização da ATLETICA , excelente a todos os níveis: Desde o site na internet que possibilitava inscrições online a custo bastante acessível ( €3) e prestava todo o tipo de informações sobre a prova, passando pelo levantamento de dorsais (3 dias para levantar os dorsais, nomeadamente no dia da mesma, até ao evento propriamente dito que providenciava abastecimentos q.b. durante todo o percurso, inclusivé de bebida isotónica, "chuveiro" por parte dos bombeiros e até massagens.
Houve quem não gostasse do percurso que passava várias vezes pelos mesmos locais, mas julgo que isso terá contribuído para um maior apoio por parte do público.

Hoje encontrei alguns atletas bloggers: João Meixedo, ultimamente a ter uma recaída para o futebol de sala, o Capela, (que por acaso tem o blog a hibernar, mas eu já o convenci a aderir ao Twitter para nos ir dando o PDS) , o Rui Pena, (grande triatleta sempre presente), o Vítor Dias, já a preparar-se para Berlim, o Henrique ( ainda com o Triatlo de Pedrogão nas pernas).
Encontrei ainda o João Ferreira do GVC e o Luís Silva dos Leões do Veneza.
Tive a oportunidade de mais uma vez trocar algumas palavras com todos eles e segue desde já um abraço!

Quanto à minha participação consegui retirar mais alguns ensinamentos embora não tenha atingido os objectivos a que me propus:
  • Um deles seria "rolar" a 4.15m/Km e ver se me sentia totalmente confortável com este "pace" durante os 21K.
  • O outro seria largar forte e tentar manter um pace de 3.53m/Km que me permitiria bater a minha marca da Póvoa.
Nem uma coisa nem outra, porque a prova revelou-se mais dura do que o previsto e creio ter acusado um pouco a carga de treino que fiz durante esta semana. (há sempre desculpas :D )
Bastava uma pequena inclinação para reduzir a marcha e por volta do K17 só pensava em terminar, o que fiz bastante desgastado.
O último Km fiz em 4.26m para um tempo total de 1h27m55s, em 144º da Geral (634 na meta). -----(O GPS assinalou 21300metros)
Resultados AQUI.

De qualquer forma gostei bastante da prova e sempre que puder vou voltar!
Bons treinos!

05 julho 2009

Nokia Sports Tracker

São cada vez mais frequentes os telemóveis com módulo GPS integrado, no entanto nem sempre retiramos o máximo partido desta funcionalidade.

O Nokia Sports Tracker é uma aplicação para telemóveis desta marca finlandesa que permite controlar a actividade física.
Informação como velocidade, distãncia, tempo, etc. são armazenadas automaticamente num diário de treino que depois pode ser exportado para o site existente para o efeito.

São diversos os telefones compatíveis com esta aplicação e caso não tenhamos um relógio com GPS esta será uma boa e fiável solução segundo pude experimentar.
A vantagem principal é que se possuirmos um telefone destes podemos usá-lo para controlar de forma mais eficaz os nossos treinos.

A desvantagem principal é somente o facto de termos de transportar o telemóvel connosco durante o treino, mas creio que isso nem sequer será um problema se tivermos uns calções próprios para o efeito.
Ainda assim se o objectivo fôr caminhar ou fazer jogging então não posso deixar de aconselhar esta aplicação, embora, verdade seja dita, não substitua um relógio GPS que acaba por sempre por ser mais prático.

Após o download da aplicação temos ainda de criar uma conta no site de modo a podermos exportar as sessões de treino. Aqui fica um screenshot:

Bons treinos!